(Antiga Escola Teixeira Lopes)

maio 25, 2008

Educação vs pobreza

O Conselho Nacional da Educação (CNE) apresentou um estudo sobre a educação da criança portuguesa até aos doze anos.
Para além das recomendações pedagógicas que deu à estampa, indica três factores que afectam a aprendizagem dos nossos alunos: elevada taxa de pobreza infantil, baixo nível de instrução dos pais e desigualdades sociais.
Este órgão consultivo, independente em matéria de política educativa põe, o dedo na ferida de um problema que não pertence só às escolas, como é o da dificuldade na aprendizagem.
Querem fazer-nos acreditar que a escola vai ganhando cada vez mais funções, sendo o único agente responsável pela educação e ensino dos alunos, sobretudo quando as coisas correm menos bem, sendo obrigada a oferecer os louros a outros quando tudo corre sobre rodas!
Tamanha injustiça!
A responsabilidade na educação e ensino não é unicamente da escola e esta, juntamente com outros organismos e instituições, deve tentar encontrar caminhos para o sucesso dos nossos jovens, quer enquanto alunos quer enquanto futuros cidadãos de uma sociedade cada vez mais competitiva e feroz. Em redor da instituição escola deve estar um conjunto de ferramentas que colaborem eficazmente no sucesso escolar dos discentes.
Segundo este estudo, a pobreza atinge 23% das crianças portuguesas, o que representa uma taxa mais elevada do que a da população adulta, que é de 21%. Muitas vezes esta pobreza traduz-se em tomar a única refeição quente e completa na escola. As escolas têm isto em atenção, não só através da acção social escolar como também do olhar atento daqueles que todos os dias lidam nestes espaços educativos com uma heterogeneidade de pessoas. O certo é que enquanto este problema não se encontrar solucionado, a aprendizagem não poderá atingir um expoente capaz de nos posicionar no mesmo nível dos países europeus mais desenvolvidos. De barriga vazia ninguém aprende nada, pois a alimentação é uma necessidade básica, mais premente que a literacia. Falar de políticas educativas é importante, mas resolver este problema é crucial e julgo que isso não passa somente pelo Ministério da Educação.
O baixo nível de instrução dos pais também é referido pelo CNE como um factor que afecta a aprendizagem, sobretudo quando estas importantes figuras se demitem do seu papel educativo e desvalorizam a escola, transmitindo aos seus educandos a imagem quantas vezes negativa de um local que deveria merecer mais respeito, carinho e dedicação por parte de toda a comunidade. O inverso também se verifica, ou seja, pais pouco letrados mas com enorme vontade de darem aos seus educandos aquilo que não lhes foi proporcionado no seu tempo. São casos que, não sendo raros, são de louvar. Muitas vezes são estes próprios encarregados de educação que dão o exemplo aos seus educandos concluindo ou prosseguindo estudos no âmbito das “Novas Oportunidades”.
As desigualdades sociais como factor que afecta a aprendizagem é algo que merece ser ponderado, analisado e discutido em todas as suas vertentes, pois muitos pedagogos reconhecem na heterogeneidade dos alunos uma mais-valia para a sua formação integral, embora seja de ter em conta as vantagens que uma homogeneidade pode oferecer.
A escola e a sociedade devem lutar e trabalhar lado a lado, de forma a que todos os nossos alunos aproveitem as vantagens inigualáveis da instituição educativa, que muito contribui para a formação integral e completa do aluno e do cidadão.


Filinto Lima in ,O Primeiro de Janeiro

maio 20, 2008

Projecto Comenius

Comenius in Portugal

(versão de uma professora deslumbrada)

“ Apenas através de um melhor conhecimento das línguas vivas europeias se conseguirá facilitar a comunicação e a interacção entre Europeus de línguas maternas diferentes, de forma a promover a mobilidade, o conhecimento e a cooperação recíprocas na Europa e a eliminar os preconceitos e a discriminação.”

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas



1º dia – Terça-feira 13 de Maio 2008

Às 8h00 os docentes Alice Guimarães, Eunice Peixoto, Pedro Santos partiram de metro para o aeroporto a fim de recepcionarem os alunos e professores suecos e de os acompanharem ao seminário onde ficaram alojados. A docente Olema esperou pelo grupo à saída do metro para fazer o transporte das bagagens e voltou a fazer o mesmo da parte da tarde. Cerca das 11h30, o grupo foi recebido por quase todos os professores do 7º8 (turma portuguesa envolvida no projecto). Na sala de música da A5, os suecos tiveram a amabilidade de nos brindar com uma demonstração gastronómica típica do seu país. De seguida, foram recepcionados no auditório pelo Presidente do Conselho Executivo do nosso Agrupamento de Escolas que lhes deu as boas-vindas em inglês, com legendas em sueco. Seguiram-se as apresentações individuais dos alunos e um almoço na cantina da escola. À tarde, os alunos suecos e os alunos do 7º8, acompanhados pelos professores Eunice Peixoto, Marta Centeno e Mónica Silva, foram visitar o Museu dos Transportes e Comunicações na Alfândega. As professoras Alice Guimarães, Catarina Lucas e Flora Costa dirigiram-se ao aeroporto para receberem e acompanharem até ao seu alojamento os alunos franceses e respectivos professores. Às 20h00, todos jantaram na escola.

2º dia – Quarta-feira 14 de Maio 2008

Para este dia estavam previstas actividades desportivas na praia. Uma vez que o tempo estava muito incerto, optámos por iniciar essas actividades no ginásio. Fomos para a praia da Aguda no comboio do meio-dia. Fizemos um piquenique, no qual todos se deliciaram com os rissóis da D. Zilda. Neste dia as actividades foram dinamizadas pelo Professor Pedro Santos (Educação Física) que foi acompanhado pelos docentes Alice Guimarães, Flora Costa, Jorge Coutinho, Marta Centeno e Olema Dias. Grande parte dos alunos estrangeiros nunca tinha visto o mar e apesar do tempo foram a banhos. Todos eles, inclusive os Professores, referiram que a praia os relaxava e lhes transmitia uma sensação de liberdade. Às 20h00, todos jantaram novamente na escola.

3º dia – Quinta-feira 15 de Maio 2008

Este foi sem dúvida o dia mais cansativo, mas o mais turístico de toda esta semana. O encontro foi marcado na escola para as 9h00, seguimos de metro até São. Bento, entramos na estação para apreciar os azulejos. Caminhamos até à beira rio, passando pela Bolsa e pela Igreja de São Francisco. Apanhamos o autocarro até ao Museu do Carro Eléctrico que visitamos. Seguiu-se um passeio de eléctrico, no qual aproveitámos para piquenicar. Voltámos a apanhar o autocarro em direcção à Ribeira, seguimos a pé pela ponte de baixo e dirigimo-nos às Caves Graham´s que visitámos e na quais os professores puderam degustar e comprar alguns dos nossos melhores vinhos. Os alunos portugueses regressaram à escola com o professor Adelino Alves. O restante grupo voltou à marginal onde apanhou um barco que navegou pelo Douro e passou pelas suas pontes. As docentes Eunice Peixoto, Marta Centeno e Olema Dias regressaram à escola a fim de tratar dos preparativos para o jantar. Ficámos ainda um pouco à beira rio, mas os alunos suecos estavam muito cansados e regressei com eles ao seminário. Os alunos e professores franceses foram ainda comprar algumas recordações e foram acompanhados pela professora Edite Velhas que se tinha juntado a nós à hora de almoço. Pelas 20h00, houve um jantar temático cuidadosamente planificado pela nossa organizadora de eventos Eunice Peixoto. Tudo esteve perfeito, desde a decoração com xailes minhotos, galos de Barcelos, bandeirinhas e velas às francesinhas da D. Zilda. Seguiu-se ainda uma ida à Ribeira.

4º dia – Sexta-feira 16 de Maio 2008

O programa da manhã foi alterado, em vez de irmos simplesmente ao Gaiashopping, optámos antes por ir à baixa. Da parte da manhã os professores acompanhantes foram: Eunice Peixoto, Flora costa e Mónica Silva. Marcamos encontro na escola às 9h00, apanhámos o metro até São Bento, seguimos em direcção ao mercado do Bolhão que visitamos. Houve uma hora livre para compras na rua Santa Catarina. Voltámos de metro, parando no Jardim do Morro, atravessámos e subimos à Serra do Pilar onde fizemos uma sessão fotográfica. Fomos de metro até ao Corte Inglês ao qual o grupo fez uma visita. Aproveitei esta visita para regressar à escola e preparar a sala de informática para a sessão da tarde. Almoçámos na cantina da escola, após o que iniciei a sessão de avaliação do projecto na sala de informática. Comecei por projectar um filme do Turismo de Portugal em língua inglesa para que todos pudessem entender (uma vez que esta é a língua oficial do projecto). De seguida pedi aos alunos que acedessem ao link do blogue do projecto e que fizessem a avaliação da visita a Portugal através das respostas às questões colocadas. Altura em que os professores coordenadores do projecto aproveitaram para reunir na sala anexa para procederem igualmente à sua avaliação. Após terem comentado o blogue, propus-me ensinar algumas palavras portuguesas aos alunos franceses e suecos. Foi muito gratificante ouvi-los repetir em coro palavras como olá, obrigado, bom dia, adeus, entre outras; claro que a mais difícil de explicar foi a palavra saudade. À noite decorreu uma festa de despedida, na qual não pude participar por motivos alheios à minha vontade, mas que segundo me consta foi fantástica e apreciada por todos (o que não podia deixar de ser com uma organizadora de eventos tão competente!).

5º dia – Sábado 17 de Maio 2008

Sábado também foi dia de Projecto, pois foi necessário partir às 7h00 da manhã para acompanhar os nossos hóspedes ao aeroporto. As felizes contempladas foram as professoras: Alice Guimarães, Edite Velhas, Eunice Peixoto e Olema Dias.

Considerações finais:

No final desta semana sinto-me, embora extremamente cansada (não é fácil trabalhar 12/13 horas seguidas), uma melhor professora. Foi muito gratificante ter partilhado experiências com os nossos colegas estrangeiros, compreender que os nossos alunos, não são muito diferentes dos deles, que os currículos e as nossas formas de ensinar e aprender são semelhantes. Como professora de Francês tive ainda direito a um estágio linguístico intensivo patrocinado pelos meus colegas da escola francesa (Céline, Laurent, Martin eThiéry) aos quais agradeço.

Para uma melhor compreensão deste projecto podem consultar o site do mesmo em: http://www.freewebtown.com/floracosta/ . Quanto à avaliação do Projecto e à opinião dos alunos podem consultar o blogue: http://projectocomeniusteixeiralopes.blogspot.com/ .

Flora Costa

maio 18, 2008

Psicologia, nutrição e desporto para o sec. XXI

No dia 17 de Maio, a Escola EB 2,3 Teixeira Lopes, pertencente ao agrupamento Dr. Costa Matos, abriu as portas à acção de formação “Psicologia, Nutrição e Desporto para o século XXI” organizada pelos professores estagiários de Educação Física da ESE Jean Piaget e pela professora cooperante Carla Almeida.A abertura da sessão foi feita pelo presidente do Conselho Executivo da Escola, Dr. Filinto Lima, que seguidamente passou a palavra ao presidente da ESE Jean Piaget – Arcozelo, Dr. Délio Carquejo.Esta acção de formação contou com a presença de prelectores de excelente gabarito, que através da sua vasta experiência e curriculum extenso, enriqueceram o reportório dos formandos nas diversas áreas abordadas.Os temas abordados foram bastante pertinentes e com uma perspectiva actual, levando aos formandos novas formas de abordagem no ensino. A presente acção de formação contou com uma parte teórica de manhã e uma parte prática de tarde, proporcionando a todos os participantes a experiência directa com estas novas formas de abordagem.Por parte da organização, deixamos uma nota de agradecimento aos prelectores por se terem disponibilizado a ajudar a concretizar esta actividade, e também ao Dr. Filinto Lima por todo o apoio que nos prestou.A todos os colaboradores e participantes, os nossos agradecimentos!

A professora cooperante:Carla Almeida

Os professores estagiários:Armando Castro,Carlos Monteirro,Neusa Reis,Valter Ferreira

maio 04, 2008

Dia da Mãe!

Para todas as mães deste agrupamento de escolas, um Dia da Mãe muito feliz!