(Antiga Escola Teixeira Lopes)

janeiro 15, 2009

Ano Internacional da Astronomia-2009


O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.

O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa cientifica pacifica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.
A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência.

A nível geral, a União Astronómica Internacional (UAI) terá um papel de destaque enquanto catalizadora a coordenadora. A UAI irá organizar um pequeno número de eventos globais ou internacionais como as Cerimónias de Abertura e Encerramento, mas as principais actividades terão lugar a nível nacional e serão coordenadas pelos Nodos Nacionais em estreita colaboração com a UAI.

Em Dezembro de 2007 a Organização das Nações Unidas declarou 2009 como Ano Internacional da Astronomia.

janeiro 10, 2009

Horta da Formiga


Para assegurar a participação activa dos alunos nas actividades do projecto “ Proteger @ Natureza “ realizou-se esta visita de estudo à Horta da Formiga que está inserida no espaço da Lipor ( serviço municipalizado de gestão de resíduos do grande Porto ).Fomos de autocarro e saímos da escola às 9horas do dia 11 de Dezembro regressando por volta das 12horas e trinta minutos. Nesta visita, foi-nos dado a conhecer através da passagem de um filme, o centro de compostagem industrial e a respectiva divisão do lixo. Na 2ª parte da visita, estivemos em contacto com o centro de compostagem caseira “ Horta da Formiga “, visitamos a horta onde nos foram explicados os vários tipos de plantas existentes mostraram -nos também vários tipos de compostores.Ofereceram-nos um mini compostor e folheto com a história da compostagem em banda desenhada.Esta visita de estudo sensibilizou os alunos para a importância da separação dos resíduos alimentares o aproveitamento dos mesmos para a produção de adubos naturais numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.Foi de consenso geral que esta visita, foi muito importante e de grande interesse para todas os participantes.

A professora responsável

Eunice Peixoto

janeiro 06, 2009

Como fazer uma horta biológica

No dia 10 de Dezembro foi feita a 3ª e última acção de formação

sobre o tema “ Como fazer uma horta Biológica ”. As outras acções decorreram nos dias 12 e 26 de Novembro, nestas acções participaram várias turmas: 5º2,5º3.5º4,5º5,5º6,5º8,5º9,6º6 e 6º7 e 20 professores e um funcionário.

Esta formação decorreu em parceria com a fundação BioLógica e foram abordados os seguintes temas :fertilidade do solo, técnicas de preparação do terreno, plantação e sementeira, controlo de infestantes e coberturas orgânicas. O formador foi o engenheiro Agrónomo Gil Duarte Feio.

As acções foram muito importantes, quer para os alunos, quer para os professores, pois serviu para consciencializar a importância de reflectir sobre a necessidade da protecção dos recursos naturais e revelar uma atitude responsável na identificação de práticas que colocam em risco a sustentabilidade do planeta.

A coordenadora

Eunice Peixoto



janeiro 02, 2009

A (in)disciplina na sala de aula


No dia 5 de Dezembro de 2008, pelas 21.00h, foi realizada na Escola EB2/3 Teixeira Lopes uma sessão de sensibilização direccionada aos pais e encarregados de educação dos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos), cujo tema foi “A (in)disciplina na sala de aula”.

Esta sessão teve como objectivos:

  • o esclarecimento acerca das dificuldades existentes no contexto escolar;
  • a promoção da adaptação dos comportamentos existentes às diferentes exigências que vão surgindo em contexto escolar;
  • a apresentação de alguns exemplos representativos de determinadas problemáticas e o modo como estas condicionam o desenvolvimento pessoal, social e escolar dos alunos;
  • a promoção do debate entre os pais/encarregados de educação e os técnicos;

De modo a aprofundar o conhecimento acerca desta temática, foram abordados os seguintes temas:

  • a noção de disciplina e indisciplina no contexto de sala de aula;
  • o papel do aluno e o papel do professor;
  • as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas pelos docentes;
  • o papel da família;
  • os factores relativos aos estilos de educação parental;
  • as estratégias e comportamento parental;
  • o processo educacional da disciplina e as suas implicações.

No final da sessão, foram entregues questionários de avaliação da mesma a todos os participantes. Verificou-se satisfação e interesse dos pais pela continuidade destas sessões, sendo que o possível tema a ser abordado, numa futura sessão, será o Bullying, um dos temas mais seleccionados pelos pais.

janeiro 01, 2009