(Antiga Escola Teixeira Lopes)

março 30, 2009

Férias

Férias da Páscoa!

março 26, 2009

Entrega de diplomas

quadro_honra.jpgEntrega dos prémios dos Quadros de Honra
e Geração Fantástica

Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões
(Serão exibidas várias actividades da escola sede)



27 de Março (6ªfeira),21 horas

março 22, 2009

22 de Março, Dia Mundial da Água: dicas simples para poupar

Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina. O esforço para poupar água é uma obrigação. Aqui ficam algumas dicas:

- De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água. Se não consegue baixar a bóia, pode pôr um objecto que não flutue no depósito e os gastos de água serão reduzidos.

- Verifique se o seu autoclismo perde água Ponha umas gotas de corante no depósito e, se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.

- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.

- Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água sem necessidade.

- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água.

- Prefira o duche ao banho de imersão.

- Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.

- Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga.

- Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça.

- Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso.

- Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".

- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.


Fonte: Naturlink

Mais sobre água:
Galeria de imagens: como se vive quando não há água nas torneiras?
SAPO Kids: o que podes fazer para poupar água?
Fórum Mundial da Água 2009: infografia com a situação mundial da água
Site oficial do Dia Mundial da Água/ World Water Day (em inglês)
Carta Europeia da Água

março 16, 2009

Distúrbios Alimentares:Anorexia e Bulimia Nervosas


O Serviço de Psicologia e Orientação vem por este meio dar a conhecer a realização da 3ª sessão do Projecto “Aprender para Crescer”, cujo tema é os Distúrbios Alimentares: Anorexia e Bulímia Nervosas. Será abordada a definição e caracterização de cada perturbação alimentar; a relação entre os distúrbios alimentares, a família e a escola; as consequências deste tipo de comportamentos e as possíveis estratégias a utilizar.
Esta sessão decorrerá no dia 20 de Março de 2009 (sexta-feira), no auditório da Escola EB 2,3 Teixeira Lopes, pelas 21 horas e conta com a participação especial da Drª Adelaide Braga, Presidente da Associação dos Familiares e Amigos dos Anoréticos e Bulímicos (AFAAB); a Doutora Joana Saraiva, Pedopsiquiatra do Hospital Magalhães Lemos; e o testemunho da Drª Cristina Paiva Dias, mãe de uma ex-doente.
Assim, vimos convidar todos os Pais e Encarregados de Educação a estar presentes na referida sessão.
Projecto
“Aprender para Crescer”
Escola Para Pais