(Antiga Escola Teixeira Lopes)

abril 28, 2010

abril 20, 2010

Letras e Números

No livro do Artur houve uma grande discussão entre os números e as letras.As letras defendiam que eram muito mais importantes e convencidas iniciaram a confusão:
- Somos tão importantes para o Homem!
-Vocês, importantes? Nós, os números é que somos!
-Então expliquem-nos porque razões o são?
-Nós damos a possibilidade de estudar Matemática e outras ciências importantíssimas. Os números ajudam no dia-a-dia aos humanos a pagar e a receber nas contas bancária e muita mais. Mas se nós estivéssemos a dizer tudo nunca mais sairíamos daqui!
-Sim, até estão a dizer a verdade mas nós conseguimos muito mais que isso. Nós formamos versos maravilhosos que emocionam as pessoas, histórias que ajudam as crianças a adormecer, com os textos que construímos as pessoas viajam (nem que seja só com a imaginação), estudam qualquer ciência e são cultos que é o essencial.
As letras e os números falavam ao mesmo tempo e estava uma balbúrdia ensurdecedora
Então o número cem, que era o mais sábio, interrompeu:
- Acabou esta discussão! Tanto as letras como os números são importantes. As letras conseguem fazer textos maravilhosos que os números não conseguem. Mas os números, por sua vez, são o suporte de uma das ciências mais importantes que é a Matemática. Cada um apesar  das suas diferenças tem uma tarefa imponente na vida do Homem. Portanto não discutam pois os dois grupos fazem falta.
Então os números reuniram-se e, em uníssono pediram desculpa às letras .As letras aceitaram e retribuíram. Agora os dois grupos fizeram uma promessa para nunca mais discutirem. até estavam todos a conversas por exemplo a letra “a” com o número “14” e por aí fora.  E até descobriram que gostavam de conversar umas com as outras e até acham a conversa interessante pois os outros são diferentes e por isso tem vivencias curiosas.
Mas o atento da letra “C” disse:
-Estou a ouvir um som! Já sei è o Artur! Fiquem todos quietos!O Artur abriu o livro e achou que estava algo estranho no seu livro: as letras estavam misturadas com os números. Mas não ligou pois pensava que era um erro de edição. As letras ficara muitíssimo assustadas mas no fim tudo correu bem. O que importa é que aprenderam a ultrapassar os seus problemas sem discutir apenas a conversar.

Maria Manuel