(Antiga Escola Teixeira Lopes)

setembro 16, 2010

2011 - Ano Europeu do Voluntariado

O Conselho da União Europeia institui 2011 como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (AEV-2011) através da decisão nº2010/17/CE, de 27 de Novembro de 2009.

Para a concretização do AEV -2011 decidiu o nosso Conselho de Ministros constituir uma Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV 2011, da qual fazem parte 46 entidades, entre as quais o Instituto Português da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis.

Acede aqui à resolução que institui esta iniciativa em Portugal: Resolução do Conselho de Ministros 62/2010.

2011 é o ano para melhor conheceres o Voluntariado. Mantém-te atento!

Mais de 100 milhões de Europeus e Europeias estão envolvidos(as) em actividades voluntárias, são solidários(as) e, desta forma, fazem a diferença na nossa sociedade. Um estudo do Eurobarómetro em 2006 revelava que 3 em cada 10 europeus/europeias afirmavam ser voluntários(as) activos(as), e que perto de 80% dos(as) inquiridos(as) consideravam o voluntariado uma parte importante da vida democrática na Europa.

Existe um vasto leque de noções, definições do termo “voluntariado”. No entanto, o que é comum em toda a Europa é que sempre que as pessoas se envolvem em actividades de entreajuda, de apoio àqueles que necessitam, na protecção do ambiente, em campanhas de direitos humanos, ou em acções que visam contribuir para que todos(as) usufruam de um nível de vida decente – a sociedade como um todo, assim como os(as) voluntários(as) de um ponto de vista individual, saem beneficiados e a coesão social é significativamente fortalecida.

Em 2011, celebrar-se-á o décimo aniversário do Ano Internacional do Voluntariado (AIV) da ONU. O AIV 2001 veio demonstrar que o interesse público de alto nível pelos voluntários e a sua contribuição na sociedade incita os governos e outros intervenientes a comprometerem-se com acções comuns. Podem ser criadas sinergias com as actividades da ONU em 2011, tirando partido do progresso obtido até agora para desenvolver uma agenda política europeia para o voluntariado “2011 ”.


setembro 14, 2010

Prémio "Boas Práticas no Sector Público"

Prémio “Boas Práticas no Sector Público"

boas_praticas.pngA Escola EB 2,3 Teixeira Lopes participou no Prémio “Boas Práticas no Sector Público”, promovido pela Deloitte, pelo INA - Instituto Nacional de Administração, pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelo Diário Económico, com o Projecto “Boas Práticas no Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais de Educação”.
Tendo sido um dos cerca de vinte seleccionados, dos cento e vinte e cinco concorrentes, iremos receber, no próximo dia 17 de Setembro, pelas 10 horas, a visita de três elementos do prestigiado júri
, que virão observar o trabalho desenvolvido na área da Educação Especial (Unidades de Multideficiência e Surdez). Esta visita realiza-se no âmbito da 2ª fase do referido Prémio e esperamos que seja um sucesso.
A seu tempo, daremos novas desta ilustre visita.

setembro 13, 2010

Assistente Comenius

portuga.gifbandeira GB         Após duas experiências muito positivas, com as Assistentes Comenius Fatma Narman, da Turquia e  Caterina Binetti, da Itália, recebemos, no passado dia  28 de Agosto, a Assistente Comenius Jessica Wood, oriunda do Reino Unido.

No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o nosso Agrupamento vai levar a cabo a acção "Períodos de Assistência Comenius", pelo 3º ano consecutivo, durante o primeiro período deste ano escolar.
O objectivo desta acção é: "dar a oportunidade a futuros professores de obter uma melhor percepção da dimensão europeia no ensino e aprendizagem, de enriquecer o seu conhecimento de línguas estrangeiras de outros países europeus e dos seus sistemas de educação e ainda de aperfeiçoar as suas aptidões para o ensino".
 Durante este estágio na Escola de Acolhimento, o trabalho da Assistente contribuirá para: "melhorar as competências linguísticas dos alunos, aumentar a sua motivação para a aprendizagem das línguas e estimular o seu interesse pelo país de origem da Assistente e pela cultura desse país".
Assim, pode dizer-se que este projecto se articula com o Projecto Educativo do nosso Agrupamento, pois ele irá contribuir para o sucesso educativo dos nossos alunos.
Depois de Fatma Narman, da Turquia, Caterina Binetti, da Itália, que desenvolveram os seus projectos com grande empenho e êxito, nos dois últimos anos lectivos, já se encontra entre nós a Assistente Comenius, Jessica Wood, estudante de Oxford, que, certamente, irá tirar o máximo partido desta oportunidade oferecida pela União Europeia.
Welcome to Gaia, Jess!

setembro 12, 2010

Amigo

 5º 6 -09/10

setembro 10, 2010