(Antiga Escola Teixeira Lopes)

setembro 13, 2010

Assistente Comenius

portuga.gifbandeira GB         Após duas experiências muito positivas, com as Assistentes Comenius Fatma Narman, da Turquia e  Caterina Binetti, da Itália, recebemos, no passado dia  28 de Agosto, a Assistente Comenius Jessica Wood, oriunda do Reino Unido.

No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o nosso Agrupamento vai levar a cabo a acção "Períodos de Assistência Comenius", pelo 3º ano consecutivo, durante o primeiro período deste ano escolar.
O objectivo desta acção é: "dar a oportunidade a futuros professores de obter uma melhor percepção da dimensão europeia no ensino e aprendizagem, de enriquecer o seu conhecimento de línguas estrangeiras de outros países europeus e dos seus sistemas de educação e ainda de aperfeiçoar as suas aptidões para o ensino".
 Durante este estágio na Escola de Acolhimento, o trabalho da Assistente contribuirá para: "melhorar as competências linguísticas dos alunos, aumentar a sua motivação para a aprendizagem das línguas e estimular o seu interesse pelo país de origem da Assistente e pela cultura desse país".
Assim, pode dizer-se que este projecto se articula com o Projecto Educativo do nosso Agrupamento, pois ele irá contribuir para o sucesso educativo dos nossos alunos.
Depois de Fatma Narman, da Turquia, Caterina Binetti, da Itália, que desenvolveram os seus projectos com grande empenho e êxito, nos dois últimos anos lectivos, já se encontra entre nós a Assistente Comenius, Jessica Wood, estudante de Oxford, que, certamente, irá tirar o máximo partido desta oportunidade oferecida pela União Europeia.
Welcome to Gaia, Jess!

setembro 12, 2010

Amigo

 5º 6 -09/10

setembro 10, 2010

maio 03, 2010

Quantidades e Números

P1010096.JPG

No decorrer do segundo período, os professores de Matemática do 3º ciclo, da nossa escola, organizaram o Concurso/Exposição de fotografia com o tema “Quantidades e Números”. Esta actividade foi dirigida a alunos, professores e funcionários e decorreu de 18 de Fevereiro a 19 de Março. O objectivo era envolver toda a comunidade escolar no desenvolvimento do gosto pela disciplina de Matemática, fazendo ver que no nosso dia-a-dia a Matemática está sempre presente e daí a sua importância.
O concurso foi lançado com a afixação de cartazes em diferentes locais da Escola e com a divulgação na página da Escola.

C:\Users\Mariana\Documents\teixeiralopes\concursofotografia2010\P1010058[1].JPGDepois de recebidas as fotografias concorrentes os professores de Matemática do 3ºciclo montaram a sua exposição, na sala 11, no dia 26 de Março. Foram recebidas 43 fotografias para o concurso. A exposição foi visitada por cerca de 250 alunos e professores tendo a maioria votado na sua preferida.
Desta votação foram escolhidas as 5 mais votadas e o subdepartamento de Matemática do 3ºciclo seleccionou a fotografia vencedora – “Cromos”.
No final desta actividade os professores de Matemática do 3ºciclo salientam a necessidade/importância de continuar a desenvolver actividades que promovam a curiosidade e o gosto pela matemática.


Mariana Sousa
subdepartamento de Matemática 3º ciclo

abril 28, 2010

abril 20, 2010

Letras e Números

No livro do Artur houve uma grande discussão entre os números e as letras.As letras defendiam que eram muito mais importantes e convencidas iniciaram a confusão:
- Somos tão importantes para o Homem!
-Vocês, importantes? Nós, os números é que somos!
-Então expliquem-nos porque razões o são?
-Nós damos a possibilidade de estudar Matemática e outras ciências importantíssimas. Os números ajudam no dia-a-dia aos humanos a pagar e a receber nas contas bancária e muita mais. Mas se nós estivéssemos a dizer tudo nunca mais sairíamos daqui!
-Sim, até estão a dizer a verdade mas nós conseguimos muito mais que isso. Nós formamos versos maravilhosos que emocionam as pessoas, histórias que ajudam as crianças a adormecer, com os textos que construímos as pessoas viajam (nem que seja só com a imaginação), estudam qualquer ciência e são cultos que é o essencial.
As letras e os números falavam ao mesmo tempo e estava uma balbúrdia ensurdecedora
Então o número cem, que era o mais sábio, interrompeu:
- Acabou esta discussão! Tanto as letras como os números são importantes. As letras conseguem fazer textos maravilhosos que os números não conseguem. Mas os números, por sua vez, são o suporte de uma das ciências mais importantes que é a Matemática. Cada um apesar  das suas diferenças tem uma tarefa imponente na vida do Homem. Portanto não discutam pois os dois grupos fazem falta.
Então os números reuniram-se e, em uníssono pediram desculpa às letras .As letras aceitaram e retribuíram. Agora os dois grupos fizeram uma promessa para nunca mais discutirem. até estavam todos a conversas por exemplo a letra “a” com o número “14” e por aí fora.  E até descobriram que gostavam de conversar umas com as outras e até acham a conversa interessante pois os outros são diferentes e por isso tem vivencias curiosas.
Mas o atento da letra “C” disse:
-Estou a ouvir um som! Já sei è o Artur! Fiquem todos quietos!O Artur abriu o livro e achou que estava algo estranho no seu livro: as letras estavam misturadas com os números. Mas não ligou pois pensava que era um erro de edição. As letras ficara muitíssimo assustadas mas no fim tudo correu bem. O que importa é que aprenderam a ultrapassar os seus problemas sem discutir apenas a conversar.

Maria Manuel