(Antiga Escola Teixeira Lopes)

setembro 16, 2010

2011 - Ano Europeu do Voluntariado

O Conselho da União Europeia institui 2011 como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (AEV-2011) através da decisão nº2010/17/CE, de 27 de Novembro de 2009.

Para a concretização do AEV -2011 decidiu o nosso Conselho de Ministros constituir uma Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV 2011, da qual fazem parte 46 entidades, entre as quais o Instituto Português da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis.

Acede aqui à resolução que institui esta iniciativa em Portugal: Resolução do Conselho de Ministros 62/2010.

2011 é o ano para melhor conheceres o Voluntariado. Mantém-te atento!

Mais de 100 milhões de Europeus e Europeias estão envolvidos(as) em actividades voluntárias, são solidários(as) e, desta forma, fazem a diferença na nossa sociedade. Um estudo do Eurobarómetro em 2006 revelava que 3 em cada 10 europeus/europeias afirmavam ser voluntários(as) activos(as), e que perto de 80% dos(as) inquiridos(as) consideravam o voluntariado uma parte importante da vida democrática na Europa.

Existe um vasto leque de noções, definições do termo “voluntariado”. No entanto, o que é comum em toda a Europa é que sempre que as pessoas se envolvem em actividades de entreajuda, de apoio àqueles que necessitam, na protecção do ambiente, em campanhas de direitos humanos, ou em acções que visam contribuir para que todos(as) usufruam de um nível de vida decente – a sociedade como um todo, assim como os(as) voluntários(as) de um ponto de vista individual, saem beneficiados e a coesão social é significativamente fortalecida.

Em 2011, celebrar-se-á o décimo aniversário do Ano Internacional do Voluntariado (AIV) da ONU. O AIV 2001 veio demonstrar que o interesse público de alto nível pelos voluntários e a sua contribuição na sociedade incita os governos e outros intervenientes a comprometerem-se com acções comuns. Podem ser criadas sinergias com as actividades da ONU em 2011, tirando partido do progresso obtido até agora para desenvolver uma agenda política europeia para o voluntariado “2011 ”.


Sem comentários: