(Antiga Escola Teixeira Lopes)

outubro 14, 2010

Dia Mundial da Música

“ Comemoração do Dia Mundial da Música “ – 1 de Outubro

Na semana de 27 de Setembro a 1 de Outubro, os professores do grupo de Educação Musical/Música (2º e 3º Ciclos), comemoraram o “ Dia Mundial da Música”, em conjunto com os seus alunos, com diversas actividades: a visualização do filme “Escola de Rock“ no Auditorio do pavilhão A5; a exposição de trabalhos sobre o compositor Luís de Freitas Branco, na Biblioteca da nossa escola no dia 1 de Outubro e, música ambiente nos intervalos do mesmo dia. Ambas as actividades tiveram uma boa recepção, por parte dos alunos da nossa escola. O grupo de professores que dinamizou este evento é unânime em considerar que as mesmas resultaram muito bem, quer do ponto de vista da sensibilização para a data que se comemorava, quer do ponto de vista lúdico/didáctico.

O grupo de Educação Musical/Música

outubro 02, 2010

Símbolos da República

A bandeira nacional


No dia 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclamou-se a República. Saíram milhares de pessoas para a rua a festejar, a notícia espalhou-se rapidamente pelo país e a mudança tornou-se um facto consumado.
Uma mudança tão profunda justificava que se escolhesse outra bandeira nacional. Mas que cores se deviam usar? E que símbolos?
O governo não perdeu tempo e logo a 15 de Outubro reuniu um grupo de gente com grande prestígio para que elaborasse um projecto de bandeira. Desse grupo faziam parte: o pintor Columbano Bordalo Pinheiro; o jornalista João Chagas; o escritor Abel Acácio de Almeida Botelho; o capitão de artilharia José Afonso Pala e o primeiro-tenente da Marinha António Ladislau Parreira. Naturalmente inspiraram-se nas bandeiras dos centros republicanos e das sociedades secretas que tinham contribuído para o êxito da revolução.
1a Proposta de bandeira
 


Primeira proposta apresentada pelo grupo
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)
Para justificar os motivos da escolha (a bandeira actual) elaboraram um relatório. Os motivos apresentados, em resumo, baseavam-se no seguinte:  o vermelho "cor combativa e quente, é a cor da  conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre. Lembra o sangue e incita à vitória"; o verde "cor da esperança e do relâmpago, significa uma mudança representativa na vida do país"; a esfera armilar é o símbolo dos Descobrimentos Portugueses, a fase mais brilhante da nossa História, portanto deve aparecer na bandeira; o escudo com as quinas deve continuar na bandeira como homenagem à bravura e aos feitos dos portugueses que lutaram pela independência; a faixa com sete castelos também deve permanecer porque representa a independência nacional.
O Governo aceitou a proposta mas fez algumas alterações. A nova Bandeira Nacional foi aprovada pelo Governo a 29 de Novembro de 1910 e homologada pela Assembleia Constituinte a 11 de Junho de 1911.
Bandeira nacional
Bandeira Nacional
Outras propostas
A aprovação da Bandeira Nacional provocou grandes discussões e houve gente que imaginou outros modelos. Muitos desses modelos foram publicados em jornais, revistas, postais e num almanaque da época.
Guerra Junqueiro, por exemplo, apresentou uma proposta tendo como cores o azul e o branco. Dizia que não eram as cores do rei mas sim as cores da "alma nacional" e portanto não deviam ser abolidas.

Bandeira Guerra Junqueiro
Proposta apresentada por Guerra Junqueiro
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

Outro proponente foi Joaquim Augusto Fernandes que apresentou um modelo justificando a escolha dos elementos muito detalhadamente. "Sobre fundo de candura (o branco) cinco traços de heroísmo e esperança (vermelho e verde). Em cima, junto à haste, o céu estrelado da nossa fantasia. A lua ostenta um sonho dourado, já realizado - a História de Portugal representada pela esfera armilar e pelo escudo. As dez estrelas mais pequenas são os dez cantos dos "Lusíadas". As quatro estrelas maiores representam a obra dos portugueses em África, na Ásia, na América e na Oceânia". 
Bandeira Joaquim Augusto Fernandes

Proposta apresentada por Joaquim Augusto Fernandes
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

Além destas houve muitas outras foram propostas...

 
Bandeira António Arroio
Proposta apresentada por António Arroio
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

Bandeira Jacinto Rosiers
Proposta apresentada por Jacinto Rosiers
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

Bandeira António M Sousa
Proposta apresentada por António M. de Sousa
Fonte: Museu da Presidência da República (http://www.museu.presidencia.pt/)

setembro 16, 2010

2011 - Ano Europeu do Voluntariado

O Conselho da União Europeia institui 2011 como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (AEV-2011) através da decisão nº2010/17/CE, de 27 de Novembro de 2009.

Para a concretização do AEV -2011 decidiu o nosso Conselho de Ministros constituir uma Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV 2011, da qual fazem parte 46 entidades, entre as quais o Instituto Português da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis.

Acede aqui à resolução que institui esta iniciativa em Portugal: Resolução do Conselho de Ministros 62/2010.

2011 é o ano para melhor conheceres o Voluntariado. Mantém-te atento!

Mais de 100 milhões de Europeus e Europeias estão envolvidos(as) em actividades voluntárias, são solidários(as) e, desta forma, fazem a diferença na nossa sociedade. Um estudo do Eurobarómetro em 2006 revelava que 3 em cada 10 europeus/europeias afirmavam ser voluntários(as) activos(as), e que perto de 80% dos(as) inquiridos(as) consideravam o voluntariado uma parte importante da vida democrática na Europa.

Existe um vasto leque de noções, definições do termo “voluntariado”. No entanto, o que é comum em toda a Europa é que sempre que as pessoas se envolvem em actividades de entreajuda, de apoio àqueles que necessitam, na protecção do ambiente, em campanhas de direitos humanos, ou em acções que visam contribuir para que todos(as) usufruam de um nível de vida decente – a sociedade como um todo, assim como os(as) voluntários(as) de um ponto de vista individual, saem beneficiados e a coesão social é significativamente fortalecida.

Em 2011, celebrar-se-á o décimo aniversário do Ano Internacional do Voluntariado (AIV) da ONU. O AIV 2001 veio demonstrar que o interesse público de alto nível pelos voluntários e a sua contribuição na sociedade incita os governos e outros intervenientes a comprometerem-se com acções comuns. Podem ser criadas sinergias com as actividades da ONU em 2011, tirando partido do progresso obtido até agora para desenvolver uma agenda política europeia para o voluntariado “2011 ”.


setembro 14, 2010

Prémio "Boas Práticas no Sector Público"

Prémio “Boas Práticas no Sector Público"

boas_praticas.pngA Escola EB 2,3 Teixeira Lopes participou no Prémio “Boas Práticas no Sector Público”, promovido pela Deloitte, pelo INA - Instituto Nacional de Administração, pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelo Diário Económico, com o Projecto “Boas Práticas no Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais de Educação”.
Tendo sido um dos cerca de vinte seleccionados, dos cento e vinte e cinco concorrentes, iremos receber, no próximo dia 17 de Setembro, pelas 10 horas, a visita de três elementos do prestigiado júri
, que virão observar o trabalho desenvolvido na área da Educação Especial (Unidades de Multideficiência e Surdez). Esta visita realiza-se no âmbito da 2ª fase do referido Prémio e esperamos que seja um sucesso.
A seu tempo, daremos novas desta ilustre visita.

setembro 13, 2010

Assistente Comenius

portuga.gifbandeira GB         Após duas experiências muito positivas, com as Assistentes Comenius Fatma Narman, da Turquia e  Caterina Binetti, da Itália, recebemos, no passado dia  28 de Agosto, a Assistente Comenius Jessica Wood, oriunda do Reino Unido.

No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o nosso Agrupamento vai levar a cabo a acção "Períodos de Assistência Comenius", pelo 3º ano consecutivo, durante o primeiro período deste ano escolar.
O objectivo desta acção é: "dar a oportunidade a futuros professores de obter uma melhor percepção da dimensão europeia no ensino e aprendizagem, de enriquecer o seu conhecimento de línguas estrangeiras de outros países europeus e dos seus sistemas de educação e ainda de aperfeiçoar as suas aptidões para o ensino".
 Durante este estágio na Escola de Acolhimento, o trabalho da Assistente contribuirá para: "melhorar as competências linguísticas dos alunos, aumentar a sua motivação para a aprendizagem das línguas e estimular o seu interesse pelo país de origem da Assistente e pela cultura desse país".
Assim, pode dizer-se que este projecto se articula com o Projecto Educativo do nosso Agrupamento, pois ele irá contribuir para o sucesso educativo dos nossos alunos.
Depois de Fatma Narman, da Turquia, Caterina Binetti, da Itália, que desenvolveram os seus projectos com grande empenho e êxito, nos dois últimos anos lectivos, já se encontra entre nós a Assistente Comenius, Jessica Wood, estudante de Oxford, que, certamente, irá tirar o máximo partido desta oportunidade oferecida pela União Europeia.
Welcome to Gaia, Jess!

setembro 12, 2010

Amigo

 5º 6 -09/10

setembro 10, 2010