(Antiga Escola Teixeira Lopes)

outubro 27, 2008

Criação de uma horta

A Fundação BioLogic@ promove o curso BioHorta - Criação de uma Horta.
Trata-se de uma formação teórico-prática, de 12 horas, dividida em 3 sessões quinzenais, destinada a todos os que possuam uma pequena parcela de terreno onde pretendam cultivar segundo o modo de produção biológico, para consumo próprio, às escolas que pretendam implementar uma horta biológica escolar e a todos os interessados pelo tema.
Com início a 12 de Novembro, na Escola EB 2/3 Teixeira Lopes em Vila nova de Gaia, o Curso BioHorta insere-se no projecto "Proteger @ natureza", uma parceria entre a Escola EB 2/3 Teixeira Lopes, a Fundação BioLogic@ e a Junta de Freguesia de Santa Marinha.

Pretende-se incutir nos alunos a educação para a Biodiversidade, o gosto pela prática agrícola biológica e o respeito pela natureza. Ao mesmo tempo, sendo um projecto aberto à comunidade extra-escola, tem como objectivos a protecção do ambiente, dos solos e das plantas, prespectivando-se que a comunidade altere os seus hábitos e estilos de vida em favor de um melhor ambiente.
Com o curso BIOHORTA, os participantes ficarão habilitados a criar e manter uma horta biológica, utilizando sobretudo a prevenção de pragas e doenças, mas ficando com os conhecimentos de tratamento biológico de eventuais pragas e doenças que possam aparecer.
Para a parte prática do curso será utilizada uma parcela da horta escolar.
Cada participante receberá ainda um manual de 60 páginas para apoio na continuidade da implementação da horta biológica.
www.biologicaonline.com
Conteúdo Programático:
● Fertilidade do solo- Compostagem/Sideração
● Técnicas de Preparação do Terreno
● Plantação /Sementeira
● Limitação Natural/Equilibro do Ecossitema
● Controlo infestantes/LutaBiológica/Coberturas orgânicas
Aconselha-se o uso de roupa e calçado prático e confortável nas sessões.Cada participante deverá estar na posse de um sacho com cabo comprido.A Fundação BioLogic@ irá desenvolver este e outros cursos de pequena duração, destinados às escolas e aos cidadãos, objectivando um maior conhecimento sobre a Agricultura biológica, a compostagem de matéia orgânica para utilização em hortas familiares e a protecção do ambiente.
Datas:
-12 de Novembro
-26 de Novembro
-10 de Dezembro
Horário:-15h00 às 19h00

Mais informações em
info@biologicaonline.com
telefone: 707 294 483
Parque da Ciência e Tecnologia da Maia
Rua Engenheiro Frederico Ulrich, 2650
4470-605 Maia | Portugal
t +351 707 294 483 | f +351 229 420 429
www.biologicaonline.com

Esta Acção de Formação está aberta à comunidade escolar da Escola Teixeira Lopes e a pessoas exteriores a esta, que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o cultivo de hortas biológicas.

Sem comentários: