(Antiga Escola Teixeira Lopes)

maio 25, 2008

Educação vs pobreza

O Conselho Nacional da Educação (CNE) apresentou um estudo sobre a educação da criança portuguesa até aos doze anos.
Para além das recomendações pedagógicas que deu à estampa, indica três factores que afectam a aprendizagem dos nossos alunos: elevada taxa de pobreza infantil, baixo nível de instrução dos pais e desigualdades sociais.
Este órgão consultivo, independente em matéria de política educativa põe, o dedo na ferida de um problema que não pertence só às escolas, como é o da dificuldade na aprendizagem.
Querem fazer-nos acreditar que a escola vai ganhando cada vez mais funções, sendo o único agente responsável pela educação e ensino dos alunos, sobretudo quando as coisas correm menos bem, sendo obrigada a oferecer os louros a outros quando tudo corre sobre rodas!
Tamanha injustiça!
A responsabilidade na educação e ensino não é unicamente da escola e esta, juntamente com outros organismos e instituições, deve tentar encontrar caminhos para o sucesso dos nossos jovens, quer enquanto alunos quer enquanto futuros cidadãos de uma sociedade cada vez mais competitiva e feroz. Em redor da instituição escola deve estar um conjunto de ferramentas que colaborem eficazmente no sucesso escolar dos discentes.
Segundo este estudo, a pobreza atinge 23% das crianças portuguesas, o que representa uma taxa mais elevada do que a da população adulta, que é de 21%. Muitas vezes esta pobreza traduz-se em tomar a única refeição quente e completa na escola. As escolas têm isto em atenção, não só através da acção social escolar como também do olhar atento daqueles que todos os dias lidam nestes espaços educativos com uma heterogeneidade de pessoas. O certo é que enquanto este problema não se encontrar solucionado, a aprendizagem não poderá atingir um expoente capaz de nos posicionar no mesmo nível dos países europeus mais desenvolvidos. De barriga vazia ninguém aprende nada, pois a alimentação é uma necessidade básica, mais premente que a literacia. Falar de políticas educativas é importante, mas resolver este problema é crucial e julgo que isso não passa somente pelo Ministério da Educação.
O baixo nível de instrução dos pais também é referido pelo CNE como um factor que afecta a aprendizagem, sobretudo quando estas importantes figuras se demitem do seu papel educativo e desvalorizam a escola, transmitindo aos seus educandos a imagem quantas vezes negativa de um local que deveria merecer mais respeito, carinho e dedicação por parte de toda a comunidade. O inverso também se verifica, ou seja, pais pouco letrados mas com enorme vontade de darem aos seus educandos aquilo que não lhes foi proporcionado no seu tempo. São casos que, não sendo raros, são de louvar. Muitas vezes são estes próprios encarregados de educação que dão o exemplo aos seus educandos concluindo ou prosseguindo estudos no âmbito das “Novas Oportunidades”.
As desigualdades sociais como factor que afecta a aprendizagem é algo que merece ser ponderado, analisado e discutido em todas as suas vertentes, pois muitos pedagogos reconhecem na heterogeneidade dos alunos uma mais-valia para a sua formação integral, embora seja de ter em conta as vantagens que uma homogeneidade pode oferecer.
A escola e a sociedade devem lutar e trabalhar lado a lado, de forma a que todos os nossos alunos aproveitem as vantagens inigualáveis da instituição educativa, que muito contribui para a formação integral e completa do aluno e do cidadão.


Filinto Lima in ,O Primeiro de Janeiro

maio 20, 2008

Projecto Comenius

Comenius in Portugal

(versão de uma professora deslumbrada)

“ Apenas através de um melhor conhecimento das línguas vivas europeias se conseguirá facilitar a comunicação e a interacção entre Europeus de línguas maternas diferentes, de forma a promover a mobilidade, o conhecimento e a cooperação recíprocas na Europa e a eliminar os preconceitos e a discriminação.”

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas



1º dia – Terça-feira 13 de Maio 2008

Às 8h00 os docentes Alice Guimarães, Eunice Peixoto, Pedro Santos partiram de metro para o aeroporto a fim de recepcionarem os alunos e professores suecos e de os acompanharem ao seminário onde ficaram alojados. A docente Olema esperou pelo grupo à saída do metro para fazer o transporte das bagagens e voltou a fazer o mesmo da parte da tarde. Cerca das 11h30, o grupo foi recebido por quase todos os professores do 7º8 (turma portuguesa envolvida no projecto). Na sala de música da A5, os suecos tiveram a amabilidade de nos brindar com uma demonstração gastronómica típica do seu país. De seguida, foram recepcionados no auditório pelo Presidente do Conselho Executivo do nosso Agrupamento de Escolas que lhes deu as boas-vindas em inglês, com legendas em sueco. Seguiram-se as apresentações individuais dos alunos e um almoço na cantina da escola. À tarde, os alunos suecos e os alunos do 7º8, acompanhados pelos professores Eunice Peixoto, Marta Centeno e Mónica Silva, foram visitar o Museu dos Transportes e Comunicações na Alfândega. As professoras Alice Guimarães, Catarina Lucas e Flora Costa dirigiram-se ao aeroporto para receberem e acompanharem até ao seu alojamento os alunos franceses e respectivos professores. Às 20h00, todos jantaram na escola.

2º dia – Quarta-feira 14 de Maio 2008

Para este dia estavam previstas actividades desportivas na praia. Uma vez que o tempo estava muito incerto, optámos por iniciar essas actividades no ginásio. Fomos para a praia da Aguda no comboio do meio-dia. Fizemos um piquenique, no qual todos se deliciaram com os rissóis da D. Zilda. Neste dia as actividades foram dinamizadas pelo Professor Pedro Santos (Educação Física) que foi acompanhado pelos docentes Alice Guimarães, Flora Costa, Jorge Coutinho, Marta Centeno e Olema Dias. Grande parte dos alunos estrangeiros nunca tinha visto o mar e apesar do tempo foram a banhos. Todos eles, inclusive os Professores, referiram que a praia os relaxava e lhes transmitia uma sensação de liberdade. Às 20h00, todos jantaram novamente na escola.

3º dia – Quinta-feira 15 de Maio 2008

Este foi sem dúvida o dia mais cansativo, mas o mais turístico de toda esta semana. O encontro foi marcado na escola para as 9h00, seguimos de metro até São. Bento, entramos na estação para apreciar os azulejos. Caminhamos até à beira rio, passando pela Bolsa e pela Igreja de São Francisco. Apanhamos o autocarro até ao Museu do Carro Eléctrico que visitamos. Seguiu-se um passeio de eléctrico, no qual aproveitámos para piquenicar. Voltámos a apanhar o autocarro em direcção à Ribeira, seguimos a pé pela ponte de baixo e dirigimo-nos às Caves Graham´s que visitámos e na quais os professores puderam degustar e comprar alguns dos nossos melhores vinhos. Os alunos portugueses regressaram à escola com o professor Adelino Alves. O restante grupo voltou à marginal onde apanhou um barco que navegou pelo Douro e passou pelas suas pontes. As docentes Eunice Peixoto, Marta Centeno e Olema Dias regressaram à escola a fim de tratar dos preparativos para o jantar. Ficámos ainda um pouco à beira rio, mas os alunos suecos estavam muito cansados e regressei com eles ao seminário. Os alunos e professores franceses foram ainda comprar algumas recordações e foram acompanhados pela professora Edite Velhas que se tinha juntado a nós à hora de almoço. Pelas 20h00, houve um jantar temático cuidadosamente planificado pela nossa organizadora de eventos Eunice Peixoto. Tudo esteve perfeito, desde a decoração com xailes minhotos, galos de Barcelos, bandeirinhas e velas às francesinhas da D. Zilda. Seguiu-se ainda uma ida à Ribeira.

4º dia – Sexta-feira 16 de Maio 2008

O programa da manhã foi alterado, em vez de irmos simplesmente ao Gaiashopping, optámos antes por ir à baixa. Da parte da manhã os professores acompanhantes foram: Eunice Peixoto, Flora costa e Mónica Silva. Marcamos encontro na escola às 9h00, apanhámos o metro até São Bento, seguimos em direcção ao mercado do Bolhão que visitamos. Houve uma hora livre para compras na rua Santa Catarina. Voltámos de metro, parando no Jardim do Morro, atravessámos e subimos à Serra do Pilar onde fizemos uma sessão fotográfica. Fomos de metro até ao Corte Inglês ao qual o grupo fez uma visita. Aproveitei esta visita para regressar à escola e preparar a sala de informática para a sessão da tarde. Almoçámos na cantina da escola, após o que iniciei a sessão de avaliação do projecto na sala de informática. Comecei por projectar um filme do Turismo de Portugal em língua inglesa para que todos pudessem entender (uma vez que esta é a língua oficial do projecto). De seguida pedi aos alunos que acedessem ao link do blogue do projecto e que fizessem a avaliação da visita a Portugal através das respostas às questões colocadas. Altura em que os professores coordenadores do projecto aproveitaram para reunir na sala anexa para procederem igualmente à sua avaliação. Após terem comentado o blogue, propus-me ensinar algumas palavras portuguesas aos alunos franceses e suecos. Foi muito gratificante ouvi-los repetir em coro palavras como olá, obrigado, bom dia, adeus, entre outras; claro que a mais difícil de explicar foi a palavra saudade. À noite decorreu uma festa de despedida, na qual não pude participar por motivos alheios à minha vontade, mas que segundo me consta foi fantástica e apreciada por todos (o que não podia deixar de ser com uma organizadora de eventos tão competente!).

5º dia – Sábado 17 de Maio 2008

Sábado também foi dia de Projecto, pois foi necessário partir às 7h00 da manhã para acompanhar os nossos hóspedes ao aeroporto. As felizes contempladas foram as professoras: Alice Guimarães, Edite Velhas, Eunice Peixoto e Olema Dias.

Considerações finais:

No final desta semana sinto-me, embora extremamente cansada (não é fácil trabalhar 12/13 horas seguidas), uma melhor professora. Foi muito gratificante ter partilhado experiências com os nossos colegas estrangeiros, compreender que os nossos alunos, não são muito diferentes dos deles, que os currículos e as nossas formas de ensinar e aprender são semelhantes. Como professora de Francês tive ainda direito a um estágio linguístico intensivo patrocinado pelos meus colegas da escola francesa (Céline, Laurent, Martin eThiéry) aos quais agradeço.

Para uma melhor compreensão deste projecto podem consultar o site do mesmo em: http://www.freewebtown.com/floracosta/ . Quanto à avaliação do Projecto e à opinião dos alunos podem consultar o blogue: http://projectocomeniusteixeiralopes.blogspot.com/ .

Flora Costa

maio 18, 2008

Psicologia, nutrição e desporto para o sec. XXI

No dia 17 de Maio, a Escola EB 2,3 Teixeira Lopes, pertencente ao agrupamento Dr. Costa Matos, abriu as portas à acção de formação “Psicologia, Nutrição e Desporto para o século XXI” organizada pelos professores estagiários de Educação Física da ESE Jean Piaget e pela professora cooperante Carla Almeida.A abertura da sessão foi feita pelo presidente do Conselho Executivo da Escola, Dr. Filinto Lima, que seguidamente passou a palavra ao presidente da ESE Jean Piaget – Arcozelo, Dr. Délio Carquejo.Esta acção de formação contou com a presença de prelectores de excelente gabarito, que através da sua vasta experiência e curriculum extenso, enriqueceram o reportório dos formandos nas diversas áreas abordadas.Os temas abordados foram bastante pertinentes e com uma perspectiva actual, levando aos formandos novas formas de abordagem no ensino. A presente acção de formação contou com uma parte teórica de manhã e uma parte prática de tarde, proporcionando a todos os participantes a experiência directa com estas novas formas de abordagem.Por parte da organização, deixamos uma nota de agradecimento aos prelectores por se terem disponibilizado a ajudar a concretizar esta actividade, e também ao Dr. Filinto Lima por todo o apoio que nos prestou.A todos os colaboradores e participantes, os nossos agradecimentos!

A professora cooperante:Carla Almeida

Os professores estagiários:Armando Castro,Carlos Monteirro,Neusa Reis,Valter Ferreira

maio 04, 2008

Dia da Mãe!

Para todas as mães deste agrupamento de escolas, um Dia da Mãe muito feliz!


abril 30, 2008

Dia das Línguas

Queridos Alunos, muito obrigado por este dia bem passado!

Foi muito divertido estarmos hoje todos do mesmo lado, estarmos todos a trabalhar para uma causa comum, para uma escola viva dinâmica e inclusiva!

Penso que foi extremamente positivo termos dado sentido a alguns verbos de movimento tais como os verbos: trabalhar, cozinhar, vender, comprar e comer; que dentro da sala de aula só soam a travailler, cuisiner, vendre, acheter e manger ou to work, to cook, to sell , to buy e to eat; mas que não têm qualquer sentido prático em contexto de sala de aula.

Estou certa de que muitos de vocês nunca mais utilizarão estes verbos, pelo menos em francês ou mesmo em inglês; mas também sei que alguns nunca mais se vão esquecer da receita dos crêpes, dos scones ou dos wafers.

Fiquei também muito feliz por confirmar que a mentalidade da nossa sociedade está em plena mudança e aqui o meu apreço vai para a enorme quantidade de rapazes que se voluntariaram para colaborar nesta actividade. Desculpem-me as meninas que também trabalharam muito bem, mas descobri hoje cozinheiros fantásticos! Parabéns ao Diogo, ao Gustavo, ao Tiago, … e a todas e todos os outros.

Desde já fica a promessa que para o ano há mais…. Contámos com vocês!

Flora Costa

abril 24, 2008

25 de Abril

"A 24 de Abril pelas 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, cantada por Paulo de Carvalho, e música de José Calvário, pelos Emissores Associados de Lisboa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.

Cronologia do Dia 25 de Abril de 1974

00h20m - Forças militares em vários pontos do país aguardam a “senha”.
A senha chegou pela canção de Zeca Afonso “Grândola Vila Morena”transmitida pelo programa “ Limite”, difundido pela Rádio Renascença

00h30m- Regista-se o eclodir das primeiras operações militares.

03h00m - Vários pontos vitais da cidade de Lisboa são ocupados simultaneamente: Rádio Clube Português, Comando da Região Militar de Lisboa, Emissora Nacional e Rádio Marconi.
Perante esta situação Marcello Caetano, refugiou-se com outros ministros, no Quartel-General da GNR, situado no Largo do Carmo, em Lisboa.
Entretanto já a população estava na rua a apoiar a movimentação dos militares e a acompanhá-los.
As tropas comandadas pelo capitão Salgueiro Maia, sempre com o apoio da população, cercara o quartel do Carmo e o Governo acabou por se render
Mais tarde, Marcello Caetano e Américo Tomás foram partiram para o exílio no Brasil.
Os cravos vermelhos, que a população distribuiu pelos soldados vitoriosos, passaram a ser um dos símbolos da Revolução. A Revolução do 25 de Abril ficou mesmo reconhecida como Revolução dos Cravos.
Para que o país não ficasse sem governo os oficiais do MFA entregaram o poder a uma Junta de Salvação Nacional, presidida pelo general António de Spínola.
O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.
O Dia do Trabalhador passou a ser festejado oficialmente. No 1.º de Maio de 1974 Lisboa assistiu a uma das maiores manifestações de sempre. Nela participaram Mário Soares e Álvaro Cunhal, recém-regressados do estrangeiro onde tinham vivido como refugiados políticos.
Em Junho de 1974 Portugal reconheceu às suas colónias o direito à Independência. Como resultado do processo de descolonização nasceram em África cinco novos países independentes: Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Portugal passou por um período conturbado que durou cerca de 2 anos, conhecido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado pela luta e perseguição política entre as facções de esquerda e direita.

No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte, que foram ganhas pelo PS.
Na sequência dos trabalhos desta Assembleia foi elaborada uma nova Constituição, de forte pendor socialista, e estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental. A constituição foi aprovada em 1976 pela maioria dos deputados.
Com a democracia todos os portugueses passaram a ser iguais perante a lei e a poder escolher livremente os governantes do País através do direito de voto."
Adriano Tavares,6º5

abril 23, 2008

Campeonato Regional de Xadrez

Grupo Equipa de Xadrez do Desporto Escolar da Escola EB 2/3 Teixeira Lopes

Campeonato Regional de Xadrez

10 de Maio em Vila Pouca de Aguiar

Lista de alunos apurados :

João Lucena - 8º7
José Costa - 6º5
João Durães -6º5
Marcos Raimundo -6º5
Sofia Afonso -6º5
Carlos Contente -5º10

Muitos parabéns ao grupo equipa e em especial aos apurados!