(Antiga Escola Teixeira Lopes)

abril 24, 2008

25 de Abril

"A 24 de Abril pelas 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, cantada por Paulo de Carvalho, e música de José Calvário, pelos Emissores Associados de Lisboa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.

Cronologia do Dia 25 de Abril de 1974

00h20m - Forças militares em vários pontos do país aguardam a “senha”.
A senha chegou pela canção de Zeca Afonso “Grândola Vila Morena”transmitida pelo programa “ Limite”, difundido pela Rádio Renascença

00h30m- Regista-se o eclodir das primeiras operações militares.

03h00m - Vários pontos vitais da cidade de Lisboa são ocupados simultaneamente: Rádio Clube Português, Comando da Região Militar de Lisboa, Emissora Nacional e Rádio Marconi.
Perante esta situação Marcello Caetano, refugiou-se com outros ministros, no Quartel-General da GNR, situado no Largo do Carmo, em Lisboa.
Entretanto já a população estava na rua a apoiar a movimentação dos militares e a acompanhá-los.
As tropas comandadas pelo capitão Salgueiro Maia, sempre com o apoio da população, cercara o quartel do Carmo e o Governo acabou por se render
Mais tarde, Marcello Caetano e Américo Tomás foram partiram para o exílio no Brasil.
Os cravos vermelhos, que a população distribuiu pelos soldados vitoriosos, passaram a ser um dos símbolos da Revolução. A Revolução do 25 de Abril ficou mesmo reconhecida como Revolução dos Cravos.
Para que o país não ficasse sem governo os oficiais do MFA entregaram o poder a uma Junta de Salvação Nacional, presidida pelo general António de Spínola.
O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.
O Dia do Trabalhador passou a ser festejado oficialmente. No 1.º de Maio de 1974 Lisboa assistiu a uma das maiores manifestações de sempre. Nela participaram Mário Soares e Álvaro Cunhal, recém-regressados do estrangeiro onde tinham vivido como refugiados políticos.
Em Junho de 1974 Portugal reconheceu às suas colónias o direito à Independência. Como resultado do processo de descolonização nasceram em África cinco novos países independentes: Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Portugal passou por um período conturbado que durou cerca de 2 anos, conhecido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado pela luta e perseguição política entre as facções de esquerda e direita.

No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte, que foram ganhas pelo PS.
Na sequência dos trabalhos desta Assembleia foi elaborada uma nova Constituição, de forte pendor socialista, e estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental. A constituição foi aprovada em 1976 pela maioria dos deputados.
Com a democracia todos os portugueses passaram a ser iguais perante a lei e a poder escolher livremente os governantes do País através do direito de voto."
Adriano Tavares,6º5

Sem comentários: