A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Convenção sobre os Direitos da Criança – Carta Magna para as crianças de todo o mundo – em 20 de Novembro de 1989, e, no ano seguinte, o documento foi oficializado como lei internacional.
A Convenção sobre os Direitos da Criança é o instrumento de direitos humanos mais aceite na história universal. Foi ratificado por 192 países. Somente dois países não ratificaram a Convenção: os Estados Unidos e a Somália - que sinalizaram sua intenção de ratificar a Convenção ao assinar formalmente o documento.
“Prevenção e Segurança Rodoviária” foi o tema de várias sessões que decorreram na nossa Escola, entre os dias vinte e sete e trinta de Outubro.
Esta foi uma iniciativa promovida pelo Clube de Protecção Civil, coordenado pela Drª Angélica Gonçalves. Destinada aos alunos do nono ano, “Alertar” e “Sensibilizar” foram as palavras de ordem destas sessões, pois é urgente que todos nós tomemos consciência da necessidade de revermos comportamentos que muitas vezes colocam em risco a nossa própria vida! É preciso prevenir! É preciso zelar pela nossa segurança… e isto está nas nossas próprias mãos!
Graças a esta campanha, tivemos uma aula de Área de Projecto bem diferente do habitual. Durante os primeiros vinte minutos, assistimos a um filme que prendeu a nossa atenção. Caras bem conhecidas do mundo da moda, teatro, televisão e desporto vieram alertar para a necessidade de nos tornarmos jovens conscientes e lembrar-nos que temos uma palavra a dizer, se queremos baixar as estatísticas (que tanto nos envergonham!) da taxa de mortalidade nas estradas portuguesas. Por outro lado, fomos confrontados com imagens chocantes, mas não menos reais (porque dramaticamente irreversíveis!) em consequência do incumprimento de regras básicas de precaução rodoviária que todos conhecemos, mas que nem sempre respeitamos.
A segunda parte da sessão foi um espaço aberto a questões sobre dúvidas que quisemos ver esclarecidas.
Inicialmente estávamos todos um bocadinho assustados. Bem, o caso não era para menos! Não é todos os dias que nos entram pela porta da sala dois agentes. Talvez nos tivéssemos deixado intimidar pelas fardas que ali estavam à nossa à nossa frente e que apenas estávamos habituados a ver do lado exterior dos portões da escola para apaziguar ânimos mais exaltados! Mas, devagarinho, fomo-nos deixando conquistar pela simpatia dos dois da Escola Segura que, naquela manhã, guardaram as multas nos bolsos e apenas nos cobraram noventa minutos do nosso interesse e atenção.
Em nome de todos os alunos do nono ano aqui deixamos, a todos os responsáveis por esta iniciativa, o nosso “MUITO OBRIGADO”.
As quadras fazem parte do património popular e literário português. Por isso torna-se pertinente que a Escola incentive o seu conhecimento e criação.
OBJECTIVOS DO CONCURSO
▪ Promover a sã convivência entre todos os membros da comunidade escolar com um objectivo comum
▪ Promover a cultura popular como transmissora de sabedoria
▪ Criar o gosto pelo património literário oral
▪ Usar a escrita com correcção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos
▪ Produzir textos escritos com intenções comunicativas diversificadas
ÂMBITO DO CONCURSO
O concurso é alargado a todos os intervenientes da comunidade escolar.
Escalão A – alunos do 1º ciclo
Escalão B – alunos do 2º ciclo
Escalão C – alunos do 3º ciclo
Escalão D – professores, encarregados de educação e funcionários
CALENDÁRIO
O concurso decorrerá entre os dias 31 de Outubro e 7 de Novembro.
As quadras deverão ser entregues na biblioteca até à data prevista.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Os alunos deverão elaborar as quadras numa aula de Língua Portuguesa ou Estudo Acompanhado. Os professores farão uma pré-selecção das quadras. As quadras seleccionadas serão escritas em folha própria, com letra legível.
Os restantes elementos da comunidade escolar encontrarão estas folhas na BE ou na sala de professores.
As quadras terão de ser originais e alusivas à época.
As quadras deverão seguir as regras próprias para este tipo de texto: rima cruzada com versos de sete sílabas métricas.
O autor das quadras deverá assinar com um pseudónimo. No acto de entrega na biblioteca deixarão aíregistado o seu pseudónimo, o nome, o ano, a turma e número.
JÚRI
O Júri será constituído por:
▪ dois professores,
▪ um funcionário,
▪ um aluno do 2º ciclo
▪ um do 3º ciclo.
DIVULGAÇÃO
As quadras premiadas serão afixadas em local visível no Polivalente e no blogue da biblioteca entre os dias 11 e 15 de Novembro.
PRÉMIOS
Só será atribuído um primeiro prémio para cada escalão.
Todos os restantes receberão um marcador de livros.
O júri reserva o direito de não atribuir prémio no caso de as quadras participantes não reunirem as condições mencionadas.
A Fundação BioLogic@ promove o curso BioHorta - Criação de uma Horta. Trata-se de uma formação teórico-prática, de 12 horas, dividida em 3 sessões quinzenais, destinada a todos os que possuam uma pequena parcela de terreno onde pretendam cultivar segundo o modo de produção biológico, para consumo próprio, às escolas que pretendam implementar uma horta biológica escolar e a todos os interessados pelo tema.
Com início a 12 de Novembro, na Escola EB 2/3 Teixeira Lopes em Vila nova de Gaia, o Curso BioHorta insere-se no projecto "Proteger @ natureza", uma parceria entre a Escola EB 2/3 Teixeira Lopes, a Fundação BioLogic@ e a Junta de Freguesia de Santa Marinha.
Pretende-se incutir nos alunos a educação para a Biodiversidade, o gosto pela prática agrícola biológica e o respeito pela natureza. Ao mesmo tempo, sendo um projecto aberto à comunidade extra-escola, tem como objectivos a protecção do ambiente, dos solos e das plantas, prespectivando-se que a comunidade altere os seus hábitos e estilos de vida em favor de um melhor ambiente. Com o curso BIOHORTA, os participantes ficarão habilitados a criar e manter uma horta biológica, utilizando sobretudo a prevenção de pragas e doenças, mas ficando com os conhecimentos de tratamento biológico de eventuais pragas e doenças que possam aparecer. Para a parte prática do curso será utilizada uma parcela da horta escolar. Cada participante receberá ainda um manual de 60 páginas para apoio na continuidade da implementação da horta biológica. www.biologicaonline.com Conteúdo Programático: ● Fertilidade do solo- Compostagem/Sideração ● Técnicas de Preparação do Terreno ● Plantação /Sementeira ● Limitação Natural/Equilibro do Ecossitema ● Controlo infestantes/LutaBiológica/Coberturas orgânicas Aconselha-se o uso de roupa e calçado prático e confortável nas sessões.Cada participante deverá estar na posse de um sacho com cabo comprido.A Fundação BioLogic@ irá desenvolver este e outros cursos de pequena duração, destinados às escolas e aos cidadãos, objectivando um maior conhecimento sobre a Agricultura biológica, a compostagem de matéia orgânica para utilização em hortas familiares e a protecção do ambiente. Datas: -12 de Novembro -26 de Novembro -10 de Dezembro Horário:-15h00 às 19h00
Mais informações em info@biologicaonline.com telefone: 707 294 483 Parque da Ciência e Tecnologia da Maia Rua Engenheiro Frederico Ulrich, 2650 4470-605 Maia | Portugal t +351 707 294 483 | f +351 229 420 429 www.biologicaonline.com
Esta Acção de Formação está aberta à comunidade escolar da Escola Teixeira Lopes e a pessoas exteriores a esta, que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o cultivo de hortas biológicas.