(Antiga Escola Teixeira Lopes)

fevereiro 08, 2008

As minhas composições

" O meu texto de hoje, é sobre a minha dificuldade em fazer composições.Sempre que tenho um trabalho destes para fazer, nunca sei o que hei-de escrever!Começo a pensar num tema,continuo a pensar, penso outra vez, mas vou dar quase sempre ao mesmo:a vela, as últimas férias, ou a escola!Com um destes temas, ou com outro muito parecido, passo à fase seguinte que é decidir o que vou contar e como o vou fazer: pensar naquilo que vem primeiro, ou o que aparece depois e o detalhe com que vou falar das coisas!Se se tratar de descrever algo que aconteceu, o trabalho é fácil, é só relembrar o que se passou.Se for um assunto para dar uma opinião, acho que também encontro algumas coisas para dizer.O pior mesmo, é ter de inventar uma história.Parece que não consigo imaginar nada que seja interessante para alguém ler.Este problema é de certeza por ter poucas ideias !Apesar de não gostar muito de ler, continuo a esforçar-me, um bocadinho todos os dias, antes de me deitar.Se o livro for interessante, até tenho vontade de o ler, com curiosidade de saber o que se vai passar a seguir.Quando não gosto do livro, torna-se então uma "seca".Para que isso não aconteça, os meus pais dizem-me para ir com eles comprar alguns livros.Isto, infelizmente, não tem dado grande resultado, ou porque fazemos isto poucas vezes, ou porque a minha escolha não é a melhor, ou então, porque à noite já estou cansado.No entanto, sei que ler é importante, por isso, não vou desistir!Pode ser que assim, a minha próxima composição saia melhor."
Gonçalo Pinto, nº10-7º2

3 comentários:

Unknown disse...

Ganda gonçalo!!!!!!!
Como é possível que esses olhinhos azuis, vivos,ladinos e sempre tão despertos para o mundo não te dêem ideias?????
Pois , eu sei que és loirinho, mas é uma cor natural, logo de ... não tens nada, pois não, borracho??!!!
Sabes o que eu digo ao Luís? Experimenta deitar-te em cima da tua cama, ou por baixo do edredon, com um pacotinho de bolachas ao lado e um bom livro ... saboreia cada frase, enquanto mordiscas a bolachita de chocolate... e delicia-te com o prazer do biscoito e das palavras também tão doces....
Depois diz-me alguma coisa! Aposto que adivinhaste quem sou eu!!!!!!!!

És um lindinho!!!!
Ai se eu tivesse a tua idade!!!!!
Beijocas e até amanhã!!!!!

Maria

Leonor disse...

Quando não te apetecer mesmo nada ler podes experimentar fazer uns exerciciozinhos de Matemática... .
Escolhes uns com uns enunciados pequeninos e vais fazendo!
É um óptimo passatempo. E a brincar a brincar também precisas muito da Matemática para a vela.

A tua composição está muito boa!

Anónimo disse...

Grão a grão enche a galinha o papo!Devagar devagarinho,parado...Continua a ler!Há por aí uns quantos, que mesmo lendo pouco, chegaram longe...

José Goulão