(Antiga Escola Teixeira Lopes)

abril 22, 2008

Dia Mundial da Terra

Sustentabilidade e o conceito de cidade sustentável, são temas actuais e que exigem reflexão, para uma vida mais equilibrada neste planeta, a Terra.
Actualmente este é um tema emergente em quase todas as disciplinas que trabalham com o fenómeno relacionado com o Ambiente Urbano.
O ano de 1987 foi o ano do seu reconhecimento internacional através do Relatório da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento «O Nosso Futuro Comum» também conhecido como o «Relatório Brundtland». Este relatório deu-nos a primeira definição consensualmente aceite de Desenvolvimento Sustentável “ (…) aquele que vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras encontrarem respostas para as suas próprias necessidades”.
Mas é a intitulada Cimeira do Rio, em 1992, que marca o ponto de viragem com a criação da «Agenda 21», documento que pretende alargar a todo o planeta o Desenvolvimento Sustentável através das «Agendas 21 Locais».
Oito anos após a «Agenda 21», a Conferência “The Sustainable City 2000” dá-nos uma visão mais completa do Desenvolvimento Sustentável, cujas maiores preocupações se concentram nos problemas do Ambiente da Cidade – a Sustentabilidade Urbana. Ano 8º do 2º milénio.Vamos ao encontro Cidade Sustentável?
Autores como G. Dantzig e T. Saaty (Compact City: a plan for a liveable urban environment), introduziram o conceito da Cidade Compacta como o modelo que oferece melhores condições de vida e de melhoria no ambiente urbano. No «Livro Verde sobre o Ambiente Urbano» a ideia de compactação e, consequentemente, o modelo da cidade compacta, foram reafirmados comos os principais objectivos para atingir a Cidade Sustentável. No entanto as dúvidas persistem, será que a Cidade Compacta é o modelo certo para atingir a Sustentabilidade?
As cidades de Paris e Barcelona são geralmente aceites como sendo, em certos aspectos, as formas urbanas mais próximas do modelo de Cidade Compacta Sustentável.
Em termos de Cidade Histórica podemos escolher as cidades portuguesas de Évora e Guimarães como exemplos comuns de cidades europeias mediterrânicas, que apresentam uma forma urbana que se pode aceitar como sendo próxima da Cidade Compacta. A cidade histórica ou, de modo mais habitual, o centro histórico da cidade, é o modelo urbano mais próximo do modelo sustentável.Vamos. Vamos ver se a cidade histórica, um modelo do passado, se assume agora como o futuro. Será um acontecimento para os anos vindouros? Mas, iniciar este processo pressupõe recuperar o equilíbrio na cidade entre conservação e desenvolvimento, dando prioridade à reabilitação das estruturas existentes no verdadeiro sentido da reciclagem.
Pressupõe ainda caminhar no sentido da recuperação humana, procurar o elemento humano em todo o processo de planeamento urbano.
Temos ainda que ter em consideração que a cidade histórica é constituída por um património edificado que não se pode perder, pelos seus valores económico e artístico, mas sobretudo pelo seu valor memorial, que caracteriza cada lugar como o nosso lugar.
Elsa Curado

Sem comentários: